A Usina da Paz (USIPAZ) do bairro do Bengui, em Belém, recebe a partir desta segunda-feira, 2 de junho, uma nova etapa do projeto “A Energia da Saúde em Movimento”, promovido pela ONG Humanitas da Amazônia, com apoio do Governo do Pará e patrocínio da Equatorial Energia. A iniciativa oferece gratuitamente atendimento médico, atividades culturais e artísticas para a população local.
A ação tem como objetivo levar saúde, bem-estar e inclusão social por meio de uma programação diversificada, que inclui consultas com profissionais de saúde, oficinas de arte e atividades de promoção da saúde. As atividades acontecerão durante todo o mês de junho, com atendimento aberto a todas as faixas etárias.
Interessados em participar podem se inscrever presencialmente na sede da USIPAZ do Bengui, de segunda (2) a sexta-feira (6), das 8h às 17h ou pelo site oficial da ONG: www.humanitasamazonia.org.
As atividades relacionadas ao PRONON (Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica), do Governo Federal, começarão a partir de 12 de junho, com atendimentos de clínica médica e fisioterapia, das 16h às 20h. Simultaneamente, acontecem ações voltadas ao PRONAS (Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência) com aulas de arte, futebol, natação, música, dança e vôlei. As atividades são inclusivas e direcionadas especialmente ao público PCD, promovendo o acesso ao esporte e à cultura de forma acessível e acolhedora.
O projeto conta com apoio de profissionais voluntários e é voltado especialmente para comunidades em situação de vulnerabilidade social. “Nosso objetivo é oferecer cuidados de saúde integrados e ao mesmo tempo promover cultura e cidadania, aproximando os serviços da população”, destaca a coordenadora pedagógica da Humanitas da Amazônia, Luciane de Cristo.
Cristina Furtado foi uma das mães beneficiadas do projeto. Segundo ela, o filho Josué, de 8 anos, teve uma melhora significativa após as aulas de natação do projeto. “Com a rotina corrida de trabalho, eu percebia muita agitação e estresse no meu filho. Ao saber das aulas de natação, decidi inscrever ele e observei ele muito mais calmo e sociável, além de menos ansioso. Só observo mudanças positivas”, enfatizou ela.
Mais informações sobre datas, horários e a programação completa também estão disponíveis no site da ONG.
