março 28, 2025

Nesta quinta-feira (27) começa a programação de atendimento médico e prevenção oncológica do projeto “A Energia da Saúde em Movimento”. Durante a manhã, até 14h, a equipe médica esteve presente na UBS do Distrito Industrial (Rua Primeira Rural, 703), em Ananindeua, com consultas médicas e atendimentos de fisioterapia.

 A programação é gratuita e as inscrições podem ser feitas de forma on-line, pelo site (humanitasamazonia.org) e presencialmente, na Quadra Esportiva da Asmovin, no Distrito Industrial, de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h, e no Centro Municipal Especializado em Transtorno do Espectro Autista (CERTEA), no bairro do Maguari, às quintas-feiras, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

As ações seguem até 14 de junho, às quintas, sextas e sábados, das 8h às 14h, juntamente com as atividades contempladas pelo Programa Nacional de Apoio à Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS), dedicadas ao público PCD, sempre às segundas, quartas, quintas e sextas. As atividades envolvem teatro, dança, música (flauta) e artes plásticas, além de treinamentos esportivos adaptados, como futebol, vôlei e natação. A programação inclui ainda festivais culturais e esportivos para estimular a integração comunitária e começam na próxima segunda-feira (31).

Lançado na última quinta-feira (20), o projeto “A Energia da Saúde em Movimento” é uma criação da ONG Humanitas da Amazônia e Equatorial Pará e visa atender o público dos municípios de Ananindeua, Abaetetuba e Belém. Nesta primeira fase, os contemplados são os moradores dos arredores de Ananindeua. A meta é atender 2 mil pessoas. 

O Projeto 

O projeto “A Energia da Saúde em Movimento” oferece atividades culturais em teatro, dança, música e artes plásticas. Esportes como futebol, vôlei e natação também são ofertados ao público PCD. Há ainda oficinas quinzenais para o desenvolvimento motor e psicossocial, e cursos voltados para familiares, abordando o uso de tecnologia assistiva, direitos e cidadania de PCDs. 

Ações voltadas à prevenção do câncer também são ofertadas, por meio de oficinas educativas mensais, exames de detecção oncológica, suporte psicológico, sessões de fisioterapia, consultas nutricionais, capacitação de profissionais da saúde e distribuição de materiais educativos.

Categories Blog de noticias

Leave a Comment